Pular para o conteúdo principal

'A Vida em um Dia' comove e diverte com registro da sociedade atual

Produzido por Ridley Scott em parceria com o YouTube, A Vida em um Dia (Life in a Day) é um documentário montado a partir de imagens enviadas por internautas ao famoso site de compartilhamento. Do banal ao mais importante, do humor ingênuo à crítica mordaz, o longa é um retrato da sociedade contemporâneo.
 
a_vida_em_um_dia
Divulgação
No dia 24 de julho de 2010, os internautas dispostos a participar do projeto teriam que filmar algo do cotidiano e enviar os vídeos ao YouTube. Foram mais de 4 mil horas de material de 192 nacionalidades, os conteúdos selecionados foram convertidos em um documentário de 1h34m57s de duração.
 
O longa-metragem exibe desde de imagens tolas do cotidiano de um jovem que faz a barba pela primeira vez à imagens impressionantes de expedições em zonas polares.

Divulgação
 
Mas não conte com sequências leves e divertidas a todo o instante, o abatimento cruel de uma vaca, por exemplo, causa ojeriza e até provoca a saída de alguns jovens da sala de exibição. A vida e a morte, o amor e a violência são temas de um projeto que pretende registrar um dia no cotidiano do planeta Terra e seus habitantes.
 
Apesar das imagens fortes e emocionantes, como a luta pela sobrevivência, ou o divertido salto de paraquedas, o documentário é um retrato da sociedade contemporânea, ávida por expor a 'intimidade'. A visibilidade é entendida como requisito essencial à existência do indivíduo, ou seja, 'não sou visto, não existo'. Destaque para a sequência final que representa de forma clara esse fenômeno.
 
YouTube
Divulgação
Não espere por uma narrativa convencional, em alguns momentos o turbilhão de imagens, mesmo que bem costuradas, causa um certo cansaço. Por isso encare como uma nova experiência.

Projeto dirigido por Kevin Macdonald, A Vida em um Dia comove, alegra e até causa indignação. Com uma passagem breve pelo circuito alternativo de cinema, o documentário foi disponibilizado pelo YouTube.

Confira a versão na íntegra A Vida em um Dia (Life in a Day) - Check out!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira o trailer oficial de Batman vs Superman

Nos cinemas: saiba mais sobre animação franco-belga